-BENDITOS PENITENTES: ORALIDADE, PERFORMANCE E CULTURA DE MASSA NA ORDEM DOS PENITENTES DE BARBALHA
A pesquisa quer, a partir do registro audiovisual de natureza etnográfica, inventariar, sistematizar, analisar e divulgar a produção artística, tanto de natureza religiosa quanto secular, dos membros das ordens penitentes em Aurora, Barbalha e Nova Olinda, no Cariri (CE), em especial, no que nela pese a permanência, no mundo contemporâneo, dos modos tradicionais de aquisição, processamento, produção e disseminação de informação e suas interfaces com novos processos comunicativos próprios da cultura de massa e recorre, para tanto, ao aporte teórico da filosofia da arte, dos estudos da oralidade, da semiótica, da teoria da comunicação e da cultura visual. Atualmente, a pesquisa encontra- se em fase de sistematização do material coletado em campo: entrevistas, vídeos, fotografias, objetos e documentos. A previsão é que essa fase se encerre no final de 2014, dando início à redação do relatório final da pesquisa e edição de material iconovideográfico.
-DA AULA... OU SOBRE DESTERRITORIALIZAÇÕES ESTÉTICO-CIENTÍFICAS NOS HÍBRIDOS CONTEMPORÂNEOS DE COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E ARTE
A partir do referencial teórico-metodológico inter-multi-transdisciplinar implicado na pesquisa de natureza fenomenológica e da integração constante das dimensões teórica/técnica, assim como de método científico e processo de criação artística, a pesquisa busca aprofundar e sistematizar questões de natureza epistemológica, estética e técnica relativas às interfaces entre comunicação, educação e arte a partir da criação de um curso performático, em que, se recorrendo a uma atitude ensaística e experimental, as relações entre tais campos, assim como, metalinguisticamente, o próprio lugar epistemológico da aula, sejam criticados e investigados. Além de fomentar a reflexão crítica sobre o “lugar” aula, a investigação deve gerar como produtos finais 1. textos científicos (fichas, diários de campo, relatórios, artigos e ensaios acadêmicos) 2. acervo audiovisual (roteiros, trilhas, fotos, vídeos, site, blogs); 3. dispositivo tecnológico informático-comunicativo com fins didático-pedagógico (hardware e software) 4. linguagens/retóricas experimentais; 5. novas metodologias e recursos didático pedagógicos; 6. uma obra de arte (performática), a ser exibida no Museu de Aveiro, nos quais a integração entre pesquisa e ensino, se dê não de modo artificial, superficial ou colateral, mas constituinte.
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